Aprendendo com o computador.

Aprendendo com o computador.
Alunos do 2º ano/09 interagindo com o computador.

domingo, 4 de setembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO "SUPERANDO AS LIMITAÇÕES E AS DIFICULDADES DO EXAME IDEB-2011".

No dia 19 de agosto do decorrente ano o projeto "Superando as limitações e as dificuldades no exame da Prova Brasil" foi apresentado aos alunos da 4ª/08 e do 5º/09 , informando-lhes sobre a realização da Prova Brasil-2011. Na ocasião, foi destacada a importância do exame, a estrutura da prova, o objetivo do projeto, enfim. Pois, alguns alunos se mostraram confuso e interessado pelo  exame. Esse momento foi realizado em sala de aula na presença do professor de classe, que por sua vez está envolvido na realizado do projeto. Nesse momento, apresentei a todos a importância, o objetivo, a estrutura e como as aulas na sala de informática se desenvolveriam.
Alunos da 4ª/08 atentos a apresentação da Prova Brasil-2009.
No dia 22/08 apresentei aos alunos do 5º ano-03 algumas questões da prova Brasil do ano de 2009, onde foi trabalhado a leitura e a intepretação textual (A Vassoura) assim como, a analise das questões assinaladas na prova, ficando alunos responsáveis por fazerem a leitura individual e professor por instigar a interpretação dos alunos sobre o texto e cada questão.
Alunos do 5º/09-03 na Sala de Informática interagindo com algumas questões da Provinha.
Dia 23/08/11 – Trabalhamos a leitura e interpretação textual (Feias, sujas e imbatíveis), onde a aluna do 5º/09-02 fez a leitura do texto e em seguida instiguei todos os alunos a contribuirem com a interpretação textual, ficando alguns tímidos, mas aos poucos foram participando, colocando o seu entendimento sobre o texto em discussão.
Alunos do 5º/09-02 interagindo com a Provinha.
Dia 24/08/11 – Trabalhamos a leitura e interpretação textual (Sobrenome), novamente a aluna do 5º/09-03 fez a leitura do texto e os demais colegas atentos aguadando a intervenção do professor com relação a interpretação que em todas as aulas é constante. Terminada a leitura e a interpretação fomos realizar a resolução de algumas questões assinaladas na Provinha, na ocasião a maioria dos alunos apresentaram dificuldade no entedimento das questões penso que essa dificuldade esteja associada ao nível da prova, ou seja, de um exame de caratér nacional, quando na melhor das possibilidades deveria ser um exama regionalizado.
Alunos do 5º/09-02 conhecendo e trabalhando com a Provinha.
Dia 25/08/11 – Foi a vez dos alunos do 5º ano-02 a conhecerem a prova, na ocasião alguns alunos não se mostraram atentos a apresentação e a analise da prova, ficando sem saber o que falar sobre a leitura e interpretação textual. Mas, teve aluno que acompanhou e entendeu muito bem a mensagem do texto e das questões assinadas.
Alunos do 5º/09-03 na Sala de Informática acompanhando a leitura de algumas questões da Provinha.
Dia 29/08/11 – Trabalhamos leitura e interpretação textual (A boneca Guilhermina) parte da Prova Brasil na ocasião alguns alunos foram selecionados para realizarem a leitura do texto e em seguida a turma foi questionada acerca da interpretação textual, ficando a participação mínima da turma e pouca capacidade de concentração de um pequeno número de alunos.
Aluna do 5º/09-03 fazendo a leitura da Provinha para os demais colegas.
Dia 30/08/11 – Trabalhamos leitura e interpretação textual (O menino que mentia e Eva Furnari) inicialmente foi destacado um aluno para realizar a leitura dos textos e em seguida fizemos a interpretação, ficando alguns alunos confuso na interpretação textual devido não se concentrarem na leitura.
Aluna do 5º/09-03 fazendo a leitura da Provinha.
Dia 31/08/11- Trabalhamos a leitura e a interpretação textual (Qualquer vida é muita dentro da floresta) nesse dia foi escolhido um aluno para fazer a leitura do texto, ficando a leitura bem concatenada, embora alguns alunos não entenderem a mensagem do texto, situação observada na interpretação das questões assinaladas na Prova Brasil-2009.
Alunos do 5º/09-03 na Sala de Aula interagindo com um dos texto da Provinha.
O projeto continua em desenvolvimento essa semana com a apresentação da prova de matemática aos alunos. O projeto está chegando a fase terminal e até o exato momento pode se afirmar que a interação com a provinha está bem interessante, haja vista ajudar os professores no desenvolvimento dos conteúdos de Língua Portuguesa e de Matemática e assim como envolvendo os alunos com a estrutura da Provinha.

  





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário