Aprendendo com o computador.

Aprendendo com o computador.
Alunos do 2º ano/09 interagindo com o computador.

Projetos de Aprendizagem

I – Identificação:
E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário
Diretor: Márcio José Ramos do Carmo
Vice-diretores: Marilene & Osvaldo Praxedes
Coordenadores: Manoel Vieira e Rosana Ataide
Professores: Everton Miranda e Sérgio Luís
Série: 4ª e 5º/9
Números de Alunos: 60 alunos

Projeto de Leitura


II – Titulo do Projeto: A importância da informática educativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries 4ª e 5º/9 da E. M. E. F. Lúcia Fátima M. do Rosário na comunidade do Treme/Bragança-PA.

III – Justificativa:
Nas últimas décadas, as escolas foram agraciadas com quites tecnológicos, estes aliados aos projetos educacionais, objetiva contribuir com a educação dos educandos e incluir os mesmos no mundo digital.
Levando em consideração as várias possibilidades de aprendizagem com o uso desta ferramenta, nós educadores, técnicos e facilitadores deveram utilizar, para dinamizar a aula de língua portuguesa, matemática, visando principalmente a melhorar a escrita, a leitura, a produção textual e além de jogos que envolva ciência, história, geografia... Pois, a máquina é um atrativo muito interessante para desenvolver o gosto pelos estudos, para ser útil ao mesmo e a comunidade.

IV – Objetivos:

Geral: Desenvolver com os alunos a prática da escrita e da leitura de palavras, frases e textos.

Específicos:

·    Conhecer o alfabeto;
·    Separar silabicamente a palavra
·    Classificar a palavra quanto o número de sílaba;
·    Prestar atenção na escrita da palavra;
·    Utilizar cruzada\ diagrama com desenhos e depois escrever o nome do objeto;
·    Organizar frases coerentes;
·    Elaborar pequenas frases através de ilustrações;
·    Redigir pequenos textos com frases curtas;


V – Procedimentos Metodológicos: As aulas serão desenvolvidas na sala de informática, considerando os seguintes momentos:
1º MOMENTO: Conversa dialogada com os alunos, na sala de informática, explicando a importância da prática da escrita, da leitura e da interpretação;
2º MOMENTO: Formação de sílabas e de palavras utilizando o alfabeto de forma lúdica;
3º MOMENTO: O aluno irá separar silabicamente as palavras, depois classificar a palavra quanto ao número de sílaba (monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo);
4º MOMENTO: Reconhecer nas frases os encontros vocálicos;
5º MOMENTO: Usar diagrama\ cruzada com desenhos conhecidos pelos alunos e solicitar que escreva o nome do mesmo;
6º MOMENTO: Mostrar aos alunos várias palavras e frases desorganizadas, solicitando-os que as organizem coerentemente;
7º MOMENTO: Construção de frases e de textos a partir de ilustrações;
8º MOMENTO: Fazer leitura e escrita de números, utilizando a cruzada.
9º MOMENTO: Desafio entre os alunos na interação com software educativo "Soletrando".

VI – Recursos:
Tecnológicos: pen drive, computador, máquina digital, BrOffice, etc.
Humanos: professor de sala de aula, professor facilitador e aluno.


VII – Avaliação: Será ao longo do projeto, de forma contínua, levando em consideração a observação dos professores (de sala de aula e facilitador), de acordo com os aspectos qualitativos, o desempenho e interesse do aluno na atividade desenvolvida.

VIII – Bibliografia
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A leitura no oceano da internet. 8ª ed. Papirus editora. São Paulo. 1999.



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Identificação:
E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário.
Diretor: Márcio José Ramos do Carmo.
Vice-diretores: Osvaldo Praxedes e Marilene.
Coordenadores: Manoel Vieira e Rosana Ataíde.
Professor Responsável: Everton Miranda
Público-Alvo: Alunos do e 4º ano/09 e 5º ano/09.

PROJETO DA FEIRA PEDAGÓGICA - 2011.
Sala de Informática – LUFAMIR.


TEMA: Ensinando e Aprendendo Matemática, utilizando software educativo "Somatematica".

JUSTIFICATIVA
Ensinar e Aprender não são processos faces de serem desenvolvidos. Pois, educar implica numa tarefa árdua, exigindo do professor metodologias flexíveis e pesquisas. Assim como, ao aluno que precisa se concentrar, está atento, ter compromisso e dedicação nas atividades de sala.
Desse modo, pensando na complexidade do processo educacional e nas dificuldades de aprendizagem dos alunos que a referida proposta foi elaborada, objetivando eliminar as limitações e as dúvidas acerca do ensino da matemática e de outras disciplinas.
Outrossim, a proposta visa auxiliar os professores no desenvolvimento dos conteúdos curriculares, apresentando-os métodos de ensinar qualquer conteúdo, de forma lúdica, ou seja, utilizando software educativos como fatores determinantes na construção de conhecimentos, de conceitos e na exemplificação de atividades de aprendizagem de modo, participativo.
Portanto, a proposta traz átona algumas reflexões, cito, o professor e o aluno precisam conhecer as propriedades do computador além dos objetivos dos softwares, o ensino e a aprendizagem por meio dos recursos tecnológicos não anulará as atividades em classe, mas alimentará o processo educacional.
   Em síntese, a proposta introduzirá na Escola uma nova metodologia de ensino que contribuirá e alimentará o desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Desse modo, a sala de informática em sintonia com a sala de aula possibilitará aos alunos diversas experiências de aprendizagem sistematizadas em momentos.
OBJETIVOS:
Geral: Desenvolver com os alunos o ensino da matemática, utilizando software educativo "Somatematica";
Específicos:
Ø                             Construir conceitos matemáticos brincando com os softwares educativos;
Ø                             Estimular nos alunos o gosto pelo ensino de matemática;
Ø                             Eliminar as limitações e as dificuldades no ensino de matemática.
METODOLOGIAS:
O referido projeto se desenvolverá considerando diversos momentos de aprendizagem, cito:
1º) Explanação dos conteúdos curriculares aos alunos;
2º) Apresentação de softwares educativos aos alunos;
3º) Experimentação e simulação de problemas matemáticos;
4º) Desafios entre os alunos na interação com o software educativo;
5º) E, outros.

RECURSOS:
Materiais:
Papel-A4, Cartolinas, ...
Midiáticos:
Computadores, DVDs, CDs, Softwares...
AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á concomitantemente, aos momentos de aprendizagem.
REFERÊNCIAS:

VALENTE, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, ano I, nº 1, maio/julho, 1997.